sábado, 16 de maio de 2015

A verdade que ninguém contou a você sobre a quantidade de apps no Windows Phone


Lista de aplicativos no Windows Phone

      O artigo de hoje serve para esclarecer uma dúvida que atinge muitas pessoas na hora de escolher ou não um Lumia, afinal o Windows Phone tem mesmo uma boa quantidade de aplicativos em sua loja? E o que está sendo feito para mudar isso? 
      Essas são perguntas que serão respondidas ao longo desta matéria, porem antes disso temos que esclarecer uma coisa. Este é um assunto muito relativo ao tipo de usuário. Para muita gente, somente WhatsApp e Facebook já satisfazem suas necessidades, enquanto para outros usuários ficar sem Snapchat e Tinder seja impossível.
     Para ser direto ao ponto, não, o Windows Phone ainda não tem todos apps populares disponíveis para Android e iOS, sendo que hoje sua loja tem pouco mais de 640 mil aplicativos segundo a Microsoft. Número pequeno comparada a Google Play e Apple Store que hoje tem 1,4 milhões e 1,2 milhões respectivamente. Mas antes de você partir para uma loja em busca de um Galaxy ou iPhone, leia este artigo até o ultimo tópico, onde eu conto como a Microsoft pretende virar esse jogo.

Entenda os motivos
Instagram Windows Phone

      Oficialmente temos dois grandes culpados disso: Baixa participação no mercado e a falta de desenvolvedores, e isso gera um ciclo vicioso, pois qual programador vai gastar tempo e recursos financeiros fazendo a versão de seu app para Windows Phone se o retorno é baixo?  E qual usuário vai optar por um smartphone que não tem nem ao menos uma versão descente do Instagram? 
      O resto agente já sabe: O sistema fica com poucos usuários porque tem poucos aplicativos e poucos desenvolvedores porque tem poucos usuários e o ciclo se repete...

Interesses
      Se há no mercado da tecnologia empresas que não necessitam desse retorno imediata, elas são Google e Facebook. Para mim a falta de interesse da rede social de Mark Zuckenberg na plataforma ainda é um mistério, mas no caso da Google soa mais como boicote...Porem isso já é assunto para outro artigo.
      Também pudera, qual empresa dará suporte para que outra concorrente ganhe força em um segmento o qual ela domina ou quer dominar?

Acertou quem respondeu Microsoft
      Sim, você não leu errado. Depois da aquisição da divisão mobile da Nokia, a Microsoft passou a liberar grande parte de apps antes exclusivos da linha Lumia para dispositivos Android e iOS. Com a justificativa de ser a ponte de entrada para os produtos da empresa, hoje usuários da concorrência podem contar com Xbox Music, Office Lens, MixRadio e Here Maps, -apesar dos dois últimos não ser de propriedade da MS. 
      Ficou com dúvida de como a gigante de Redmond pretende ganhar o mercado se é o sistema operacional da Google quem tem mais de 1 milhão de apps, mais os melhores do Windows Phone? A resposta é...

Com aplicativos é claro!
      A empresa fundada por Bill Gates tem plena consciência que o maior problema de seu SO mobile é a baixa quantidade de apps, por isso tomou duas magníficas medidas que devem fazer toda a diferença. A primeira é o lançamento de uma ferramenta chamada Project Astoria. Através dela, os desenvolvedores podem portar seus app para o Windows 10 de maneira fácil, pois serão necessários apenas algumas poucas mudanças no código. Com isso, a primeira desculpa, de falta de recursos ou complexidade da plataforma já caem por terra.
aplicativos universais

      A segunda medida é algo que você provavelmente já ouviu falar, mas talvez não tenha entendido toda sua importância dentro do ecossistema Windows, estou falando dos aplicativos universais. A chegada da nova versão do sistema marcará também a mudança de arquitetura: Sai o Win32 e chega o WinApp. Isto quer dizer que, na nova arquitetura um software poderá ser executado em smartphones, tablets e desktops da mesma maneira e com os mesmos recursos, salvo algumas alterações necessárias na interface. Como um único app pode rodar em diversos dispositivos, os dados armazenados em nuvem, as compras in-app e as notificações poderão ser sincronizados entre todos os aparelhos.
     Considerando que a partir do Windows 7 todas edições do sistema serão atualizadas para o Windows 10, isso significa também o fim de outra desculpa muito utilizada por desenvolvedores, a baixa quantidade de usuários. Afinal, qual sistema no mundo é mais difundido que o Windows?
....


     Enfim, esperamos que tudo isso possa trazer para a nossa plataforma cada vez mais, - como já dizia Steve Ballmer -, developers, developers, developers! No próximo artigo, vamos introduzi-los ao novo "janelas 10", para que possamos entender todas as novidades e como essa integração vai funcionar na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário